sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Croqui do setor Rupestre - Piraí do Sul - PR

Localização das áreas de escalada do setor Rupestre




Informações gerais
Lembre-se sempre de algumas regras básicas quando visitamos um local de escalada:
-A escalada em rocha é um esporte perigoso: aceite os riscos e assuma a responsabilidade - eleja os objetivos de acordo com suas habilidades.
-Respeite a rocha, a ética local e as outras pessoas.
-Consulte os escaladores locais antes de abrir uma via.
-Traga de volta todo o lixo que produzir.
-Não abra novas trilhas, utilize as já existentes.
-Apoie as comunidades locais, sempre que possível adquira produtos da região.
-Respeite e proteja o caráter selvagem das montanhas e paredes.

A cidade de Piraí do Sul está situada no primeiro planalto paranaense e se localiza a 80 km de Ponta Grossa. O nome piraí é originário da língua tupi e significa peixe pequeno. A escarpa devoniana, com formações de arenito, é uma barreira natural que marca a fronteira entre os dois grandes planaltos paranaenses: o primeiro planalto e o segundo planalto. Nas paredes formadas pela escarpa estão localizadas algumas das mais admiráveis vias de escalada esportiva tradicional do Paraná.
O Rupestre é o principal setor do local que está cercado por outras paredes. Existem na proximidade outros setores com vias de escalada, como é o caso do setor Pote de ouro, com uma via aberta, o setor Unha de gato, com 13 vias abertas, e o setor Tião, com 2 vias.

Ética local
No setor Rupestre o tipo de escalada que se estabeleceu é a escalada esportiva tradicional, onde grande parte das vias possui somente pontos fixos na reunião. Nas vias que possuem alguma proteção fixa, o número de chapeletas é mínimo e elas estão instaladas em locais estritamente necessários para conectar os sistemas de fendas. As aberturas foram executadas predominantemente de baixo para cima.

Acampamento
O local de acampamento fica ao lado de onde são deixados os veículos, e distante em média de 40 minutos da base das vias. É bom trazer água para o consumo, pois existe um rio no local, mas devido aos animais – vacas, porcos – a qualidade da água é duvidosa.
Como se trata de uma propriedade particular, é importante avisar o proprietário – Vitorio Solek – sobre o acesso na propriedade para escalar. Zelar pela boa convivência com os habitantes locais é essencial, pois além de preservar o acesso aos locais de escalada também reflete uma atitude de respeito – a localização da casa do Sr. Vitorio está indicada no mapa de acesso.
Quando chove, chegar ou sair do setor sem um carro 4x4 fica complicado.
Acesso - parte1

Acesso - parte 2

Acesso - parte 3



Material*
Um bom rack de peças móveis é essencial para poder aproveitar todo o potencial do lugar:
- 2 jogos de camalot – #0.3 ao #4.
- 1 jogo de sttopers
- fitas longas.
*Podem ser necessárias algumas peças extras para algumas vias. As peças são mencionadas na descrição da via.
Setor Rupestre - parte esquerda. Somente as principais rotas estão indicadas.

Legenda



Área Cabeça de vaca
Área Feitiço de Áquila

Área Caco da viola

Área Sagarana


Área Moby Dick

Área Pinhão na Brasa








Um comentário: